PERIODONTIA

blankPREVENCÃO DE SAÚDE BUCAL – Muitas pessoas cuidam da saúde do corpo, mas esquecem uma importante parte dele: a boca. Escovação correta, uso do fio-dental e visitas periódicas ao dentista são ações simples que evitam patologias como a cárie e a doença periodontal.

Alguns hábitos como o uso do palito de dentes e outros pode acarretar fratura dentária, ou seja, parte do dente ou de uma restauração pode quebrar, além disso o palito não é ideal para remoção de acúmulo de alimentos, visto que não remove corretamente as bactérias e restos alimentares além de como dito anteriormente, pode gerar dano ao dente e a tecidos gengivais.

Outro problema que tem aumentado na população é a erosão dentária, caracterizada como perda das estruturas do dente causada pela ação de ácidos, sem o envolvimento de bactérias.  Esses ácidos podem ser provenientes da alimentação com produtos naturalmente ácidos (sucos cítricos/vinagre), industrializados (refrigerantes, sucos de preparação pó e água) ou do retorno do ácido gástrico em razão do refluxo ou vômitos frequentes.

Neste assunto, o câncer de boca não pode ficar de fora. A maioria dos casos é provocado por tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas. Este tipo de tumor afeta os lábios e o interior da cavidade oral e é mais comum em homens.

AGENDE AGORA SUA AVALIAÇÃO!


 

blankPREVENÇÃO DE CÁRIES – A cárie é uma das doenças mais comuns no Brasil, mas muitas pessoas nem imaginam que sofrem deste mal. Ela é uma deterioração do dente que está diretamente relacionada ao estilo de vida do indivíduo, ou seja, ao que come, como cuida dos dentes e se tem acesso à água fluoretada.

É imprescindível escovar corretamente os dentes após as refeições, massageando a gengiva com creme dental que contenha flúor em sua composição e usar fio dental, que remove os restos de alimentos e a placa bacteriana nos locais aonde a escova não chega”, explica Ercília.

Além disso, visitar o dentista periodicamente é uma maneira de evitar diversos problemas bucais. Isto porque muitos adultos pensam que apenas as crianças estão suscetíveis à cárie e não dão a devida atenção à importância de se manter uma boa higiene bucal ao longo de toda a vida.


 

blankPROFILAXIA E RASPAGEM DENTÁRIA –

A profilaxia e raspagem pode ser feita manualmente e/ou com o uso de instrumentos ultrassônicos. O procedimento inicia-se com um exame completo da sua boca. Em seguida, o dentista utiliza um aparelho que remove a placa bacteriana por meio de vibrações. Este aparelho remove o tártaro (cálculo), a placa e a película bacteriana da superfície dos dentes e abaixo da linha da gengiva. Em seguida, o dentista pode usar um instrumento manual para retirar resíduos que tenham ficado na superfície dos dentes ou abaixo da linha da gengiva.

O alisamento radicular envolve a raspagem cuidadosa da raiz do dente com o objetivo de reduzir a inflamação. O dentista faz a raspagem para alisar as áreas irregulares e impedir o crescimento da placa e da película bacteriana.


 

blankCIRURGIAS PERIODONTAIS

• Plastia Gengival (Aumento de sorriso gengival) – é o nome que é dado às cirurgias reconstrutoras gengivais, de recobrimento de raízes expostas, de aumento de espessura no caso de gengivas finas (onde até podem aparecer escurecimentos, devido à pinos ou raízes com canal tratado).

• Enxertos gengivais – Caso algum dia você perceba que alguns dentes começaram a parecer maiores ou passaram a ser sensíveis demais a alimentos quentes e frios, pode ser porque sua gengiva esteja retraída e uma parte da raiz de seu dente esteja exposta. Retração de gengiva ocorre gradualmente, e pode chegar de mansinho. Se for o caso, um enxerto gengival pode ajudar a evitar uma perda mais grave de tecido da gengiva.

• Enxertos ósseos – Um enxerto ósseo pode ser necessário para a realização de um implante dentário, caso o Cirurgião Dentista julgue que o osso da sua mandíbula é muito fino ou mole para manter o implante no lugar em seu atual estado. Se o osso não conseguir dar suporte ao implante, a cirurgia poderá ser mal sucedida.