Perguntas Frequentes

Conforme nossos pacientes e visitantes do site formulem as suas dúvidas, aquelas mais recorrentes serão respondidas de modo que facilite a todos sanar dúvidas e obter informações. O que é essencial.
Ortodontia é a especialidade que objetiva orientar o desenvolvimento do aparelho mastigatório e corrigir anormalidades dento-faciais. Neste tratamento o Ortodontista utiliza-se de acessórios, os chamados aparelhos ortodônticos, que atuam movimentado os dentes até corrigir seu posicionamento.
Quando os dentes não estão alinhados perfeitamente, a oclusão pode ficar desequilibrada dificultando a mastigação, além de poder prejudicar a estética. Nestas situações um Ortodontista, profissional devidamente especializado, pode lhe ajudar. Afinal, um sorriso alegre faz parte de uma auto-estima positiva, e isto também é saúde!.
A correta utilização de um aparelho ortodôntico não é tão simples como parece. Existe uma membrana fibrosa envolvendo os dentes, e é ela que possibilita o movimento orientado dos dentes através do osso. Embora cada situação seja diferente, geralmente o tempo de tratamento é de um a três anos. Isto varia dependendo da severidade da má oclusão e da complexidade do tratamento. Você também pode ajudar não quebrando seu aparelho e não faltando às consultas, pois seu aparelho precisa ser devidamente ajustado pelo Ortodontista a intervalos de tempo adequados. Apesar das recentes inovações, não são os aparelhos o fator mais importante, mas o modo como eles serão utilizados em você, ou seja, o conhecimento do Ortodontista é que trará o benefício desejado.
A idade ideal para se iniciar um trata-mento ortodôntico dependerá de cada caso. Os princípios biológicos são os mesmos em todas as idades, porém, existem tratamentos, principalmente os problemas esqueléticos, que são melhor realizados se iniciados enquanto há crescimento. Uma avaliação precoce pode indicar o momentooportuno para iniciar o tratamento. Os adultos também podem beneficiar-se corrigindo a posição de seus dentes, tornando a mastigação e a estética mais agradáveis. Em adultos, desarmonias esqueléticas podem ser corrigidas cirurgicamente, com prévio preparo ortodôntico.