ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL

Ortodontia é o ramo da odontologia especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais.
O termo técnico para estes problemas é “Má Oclusão”, que significa uma relação de contato incorreta entre os dentes superiores e inferiores.
A Ortodontia visa a harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares levando a um equilíbrio facial adequado.
O estudo de um problema que o paciente venha a apresentar requer um profissional com conhecimento científico que irá diagnosticar e planejar adequadamente.

Aparelho fixo e aparelho móvel. Os aparelhos fixos são colados nos dentes através de cimento ou uma resina. Já os aparelhos removíveis podem ser ortodônticos (realizando pequenas movimentações dentárias) ou ortopédicos (promovendo correções esqueléticas).

Aparelhos ortodônticos convencionais: O aparelho fixo convencional conta com as ligaduras elásticas e borrachinhas, que prendem o arco aos braquetes. Aparelho Ortodôntico Convencional com uso de borrachinhas.


 

blank

AUTOLIGADOS:  Os aparelhos autoligados são mais discretos porque não utilizam as ligaduras elásticas. Têm a possibilidade de ser produzidos em metal ou de materiais transparentes, que deixam os braquetes ainda mais imperceptíveis.

que facilita a movimentação dos dentes, a higienização e até a estética do paciente.

A ausência de borrachinhas nos aparelhos ortodônticos autoligados permite que esse modelo seja mais discreto que os aparelhos ortodônticos convencionais. Além disso, nesse modelo os braquetes podem ser confeccionados com material translúcido na parte frontal do aparelho. As peças também são menores do que em outros tipos de aparelhos, sendo assim mais discretas.

Indicações dos aparelhos auto ligados

O aparelho ortodôntico autoligado, tanto quanto o modelo convencional, pode ser indicado para diversos problemas ortodônticos. Mas ele tem uma ligeira vantagem em tratamentos que necessitem de expansão de arcada (abertura do sorriso). Casos onde o aparelho ortodôntico autoligado pode ser utilizado:

  • Dentes desalinhados
  • Dente de leite retido (não cai e o permanente não nasce)
  • Ausência de algum dente
  • Dentes que nascem no lugar errado (céu da boca, ao lado da língua, girados ou encavalados)
  • Mordida aberta
  • Mordida cruzada (os dentes de cima ficam para dentro dos de baixo ao fechar a boca)
  • Dificuldades na deglutição
  • Alterações ósseas (queixo muito para frente ou para trás)
  • Respiração pela boca

Os aparelhos autoligados podem ser de dois tipos: passivos e ativos. Os passivos não mantem ponto de contato com o fio inserido na canaleta do bracket, já os ativos ou interativos possuem um ponto de contato ativo com os fios de maior calibre. Ambos chegam a um mesmo resultado, um bom profissional pode indicar a melhor opção.

  1. Aparelhos estéticos e invisíveis
  2. Aparelhos invisalign
  3. Aparelhos de Porcelana e Safira auto-ligados


 

blank

APARELHOS INVISALIGN: É um conjunto de placas transparentes removíveis com a finalidade de realizar a movimentação gradual dos dentes.
São muitos discretos e ficam praticamente invisíveis no sorriso.
São confeccionados de acordo com dentição de cada paciente.

VANTAGENS :

  • Por não ser fixado nos dentes, podem ser tirados em alguns momentos.
  • Os alinhadores ortodônticos corrigem os dentes de forma progressiva, rápida e eficiente com resultados visíveis.

TECNOLOGIA MUNDIAL INVISALIGN:

é um aparelho ortodôntico transparente que reposiciona os seus dentes de forma confortável e esteticamente suave.


blank

APARELHOS DE PORCELANA