PRÓTESE DENTÁRIA

PRÓTESE SE ZIRCÔNIA E PORCELANA: Diferentemente das demais próteses fornecidas na odontologia, as próteses de zircônia e porcelana pura tem características a seu favor. A estabilidade de cor é um dos benefícios dessas próteses. Ou seja, a cor não sofre alteração com pigmentos extrínsecos, como por exemplo o café, vinho, etc”. Além disso,  com essas próteses a resistência a fratura é mais forte, proporcionando ao paciente maior segurança e conforto no momento da mastigação, por exemplo. Outra característica positiva desses materiais são quanto a durabilidade, e a naturalidade da estética final.

As próteses em zircônia podem ser utilizadas para áreas com várias ausências dentárias, enquanto a porcelana pura, apesar de ser mais estética, é utilizada apenas de forma individualizada. Cada dente pode suportar uma única coroa protética, pois caso contrário ela fratura.  As desvantagens quanto a essas próteses são praticamente inexistentes.


 

FACETAS LAMINADAS: Lentes de contato:  é o termo utilizado para denominar as facetas de cerâmicas odontológicas ultrafinas.

Para que serve: são utilizadas como maneira de dar um novo formato aos dentes e sorriso.

  • Um dos usos mais comuns das lentes é para reparar pequenas fraturas e desgastes. Elas podem cobrir superfícies irregulares, melhorando a textura e promovendo um efeito polido e natural.
  • As lentes podem ser indicadas para corrigir o espaço entre os dentes. Elas podem ser usadas tanto para aumentar os dentes em largura, como em altura.

O que são facetas de porcelana?

As facetas de porcelana são pequenas peças de porcelana trabalhadas para cobrir a parte frontal dos dentes. Elas são resistentes, parecem naturais e são confeccionadas para reconstruir a forma e a cor dos próprios dentes das pessoas.

Facetas laminadas: técnica que visa recobrir dentes esteticamente comprometidos com uma lâmina de porcelana.

Lentes de contato dental são laminados de porcelana super finos moldados por uma impressora 3D e colados sobre os dentes da pessoa, uma a uma.

Você primeiro faz uma consulta onde o dentista faz um molde do seu sorriso.

O dentista vai corrigir cor, tamanho e posição dos dentes e planejar o seu novo sorriso de acordo com o formato dos seus dentes, do seu rosto e até do seu estilo de vila. Com fotografias e moldes, o dentista cria o modelo ideal, que é aprovado por você antes da aplicação.

Quanto às lentes estiverem prontas, você retorna ao dentista, que vai simplesmente alisar a superfície do seu dente e “colar” a lente de contato, dente por dente, com uma espécie de adesivo líquido.

Embora o material seja bastante resiste, se uma delas cair, quebrar ou rachar, você terá que substituí-la. Não há como consertá-las.

Os cuidados que você deverá ter com as lentes de contato dentais são os mesmos que você já deveria ter com seus dentes normalmente: evitar morder alimentos ou materiais muito duros (palitos de dente, tampa de garrafa, rapadura etc.) e evitar o excesso de alimentos que mancham os dentes, além de escová-los e passar o fio dental todos os dias.

PRECISA REFAZER A TÉCNICA?

As lentes de contato dentais não podem ser reparadas pelo dentista caso lasque ou quebre. Isso significa que caso necessite trocar as lentes é preciso refazê-las, confeccionando novas lentes.